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Planejamento de mídia online: como um especialista vai ter ajudar?

O planejamento de mídia online é uma parte importantíssima do marketing digital. Você provavelmente já leu alguma coisa sobre como a construção das marcas está mudando graças ao acesso à internet.

Isso abre um leque de possibilidades para campanhas de baixo custo e feedback rápido. No entanto, tem uma coisa que você precisa saber sobre técnicas digitais: elas não podem ser improvisadas.

E o que isso significa? Na prática, que as ações de mídia online devem ser estratégicas e fundamentalmente planejadas. E é justamente isso que vamos explicar no texto. Confira!

Como efetuar o planejamento de mídia online?

Não existe receita para fazer um bom planejamento de mídia online. Tudo vai depender das necessidades da sua empresa. Tenha em mente que essa é uma etapa essencial da criação da sua estratégia: instituições que contam com bons planos são duas vezes mais propensas a crescer no mercado, com o dobro de receita por funcionário.

Existem alguns detalhes que você deve se atentar na hora de compor o seu planejamento. São os “3Bs” da mídia online. Vamos falar um pouco sobre eles a seguir.

1. Briefing

O briefing serve para estruturar todo o planejamento da sua campanha. Por meio dele, é possível ter um parâmetro sobre o quão uma estratégia está sendo bem-sucedida e encontrar os principais pontos de melhoria na sua empresa.

O ideal é começar traçando a história da sua empresa e dos seus produtos até aqui, a partir do conceito que originou o negócio até os planos de crescimento a longo prazo. Procure cruzar informações sobre campanhas anteriores para evitar cometer os mesmos erros.

Há alguns pontos que devem complementar o briefing, como:

2. Brainstorming

Existem inúmeras maneiras de conduzir uma estratégia digital. No entanto, como em diversos outros segmentos, o mercado premia a criatividade, já que 6 em cada 10 CEOs acreditam que ela é a característica mais importante dos líderes, e 60% das pessoas sentem que tal atributo é fundamental para o mercado.

Um bom brainstorming valoriza a quantidade de ideias colocadas no papel, bem como não se preocupa com o quão inusitadas são. Faz parte do processo criativo se deparar com ideias impraticáveis e separá-las das praticáveis.

O primeiro passo para chegar a esse resultado é listar os requisitos que cada ideia precisará ter. Se você quer desenvolver projetos para o crescimento da sua empresa no Instagram, por exemplo, os critérios devem respeitar as limitações da rede.

3. Benchmarking

Se o briefing assegura que as ideias vão ser estruturadas, e o brainstorming garante que vão ser criativas, o benchmarking confirma que só as melhores vão ser selecionadas. Ou seja, ao analisar as práticas mais eficazes do mercado, fica claro quais são as ideias mais promissoras.

Um bom benchmarking começa por um recorte específico. Nesse caso, da pesquisa de produtos que alcançaram o público da mesma maneira que você quer que o seu alcance. Quais são os seus concorrentes diretos e indiretos? Como eles se relacionam com os clientes nas redes sociais? Quais são os perfis com mais engajamento? Responder a essas perguntas pode trazer uma luz para o seu planejamento.

Qual a importância da gestão de mídias sociais?

Lembra quando nos referimos às mudanças que a internet está proporcionando à construção das marcas? Então, as mídias sociais têm um papel fundamental nisso. Quer uma prova? Então aqui vai: mais de 94%das empresas estão nas redes sociais e 85% as consideram importantes para a visibilidade do negócio.

Cerca de 55% da população mundial está nas redes sociais. De um total de 7,6 bilhões de pessoas, 4,2 bilhões criaram perfis e se tornaram usuários. Desses, 2 bilhões estão no Facebook, 1 bilhão no Instagram e 562 milhões no Linkedin.

A gestão de mídias sociais nada mais é do que usar esse cenário a favor da sua empresa e buscar as melhores formas de explorar o público nas redes, atualizando perfis, produzindo conteúdo, gerando valor e criando campanhas eficazes.

Por que contratar uma agência para fazer gestão de mídia online?

Você já viu sobre a importância das mídias sociais para o crescimento do seu negócio. A pergunta que surge naturalmente é “será que contratar uma agência é a melhor opção?”. É uma questão válida, e nós vamos expor alguns pontos que você deve considerar antes de tomar a decisão.

1. Core business

Construir uma estratégia de mídia online demanda uma certa energia. Tanto no planejamento quanto na execução. Como citamos, não se tem uma estratégia de improviso. Por isso, é necessário uma equipe qualificada para lidar com esse tipo de tarefa.

Uma agência especializada não só cuidaria desse assunto para você, como permitiria que a sua equipe focasse no core business, isto é, na parte central do negócio.

2. Experiência

Quais são os picos de performance das suas campanhas? Quais detalhes do seu segmento precisam ser observados com mais atenção? Se você não tem essas respostas, uma agência pode encontrá-las para você. Afinal, você vai estar contando com a ajuda de profissionais experientes, que já lidaram com vários problemas parecidos com os da sua empresa.

3. Definição do público

Pode parecer que não, mas uma má definição de público pode prejudicar consideravelmente os resultados da sua campanha. Uma agência pode ajudar a afunilar e otimizar a sua persona, isto é, a personificação do seu cliente ideal.

Isso impacta diretamente os resultados do seu negócio: 71% das corporações que ultrapassam a receita planejada fazem uso de personas, registrando aumentos no tráfego dos sites de até 210%.

O planejamento de mídia online, como você viu, é essencial para a construção de uma boa estratégia digital. Frequentar redes sociais faz parte dos hábitos do consumidor de hoje, com cada usuário passando em média 116 minutos por dia.

A Timepix está no mercado desde 2005 encontrando soluções criativas e inovadoras para o crescimento da marca, a superação de expectativas e o cumprimento de metas. É uma agência full service com atuação ampla, podendo ajudar na elaboração e na execução da sua estratégia, além de em muitas outras coisas.

Que tal elaborar o seu planejamento de mídia online com a ajuda de quem é especialista no assunto? Então, entre em contato com a Timepix! É só falar o seu problema que a gente resolve!

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