Marketing online e offline: como unir essas duas vertentes?
Como o aumento da oferta de novos meios de comunicação, os profissionais de marketing lidam com o desafio de inovar nas ações de comunicação para atrair a atenção dos consumidores. Com isso, os profissionais têm dúvidas sobre como utilizar as estratégias de marketing online offline para melhorar os resultados das campanhas.
Se você também está com dúvida confira o nosso post. Veja as principais vantagens e diferenças entre essas duas formas de se fazer marketing e como unir essas duas vertentes para criar a campanha ideal para a sua empresa.
Marketing online e offline: quais as peculiaridades de cada alternativa
O marketing online e offline possuem diferenças significativas, que devem ser avaliadas na hora de escolher as melhores ferramentas para atingir os potenciais consumidores.
Marketing online
Com o advento da inter um novo perfil de consumidor surgiu – os consumidores digitais. Dessa forma, houve a necessidade de se alterar a maneira das empresas se comunicarem com as pessoas. Dando origem ao marketing online.
Essa vertente do marketing utiliza o ambiente virtual para divulgar a marca, vender seus produtos ou serviços e criar um relacionamento mais próximo com os clientes. Nesse ambiente há duas maneiras de abordar os consumidores: marketing de interrupção e inbound marketing.
No marketing de interrupção os consumidores são abordados diretamente por meio dos anúncios em redes sociais, banners em sites ou pop-ups. Já o inbound marketing é o oposto.
Em vez de interromper a experiência do consumidor, a empresa oferece conteúdos interessantes que despertam nele o desejo de conhecer mais sobre as soluções oferecidas pela empresa.
Marketing offline
Também conhecido como marketing tradicional, marketing de interrupção ou outbound marketing. Seu objetivo principal é realizar vendas ou promover um produto ou serviço. É considerado um marketing intrusivo, pois não perde permissão para os consumidores.
Por exemplo, ele surpreende os consumidores enquanto assistem televisão, leem os jornais ou enquanto andam pelas ruas e se deparam com outdoors ou panfletos.
Esse tipo de marketing é mais indicado para atrair os consumidores passivos que gostam de receber informações sem ter procurá-las, diferente dos consumidores digitais.
Apesar do marketing online ter conquistado a atenção dos profissionais de marketing nos últimos anos, o marketing offline ainda é essencial para determinados públicos, como aqueles que não tem acesso à internet ou são mais tradicionais.
Quais são as principais diferenças entre o marketing online e offline?
Antes de entendermos como podemos utilizar essas duas vertentes para obter melhores resultados nas estratégias de comunicação, é essencial compreender quais são as principais diferenças entre elas. Só assim será possível avaliar qual será o melhor tipo de investimento em cada uma.
Custo das ferramentas
Os custos com marketing online geralmente são menores do que os custos com o marketing offline. No ambiente virtual, os custos se referem a campanhas ads ou domínios de sites e blogs. Em contrapartida o uso de redes sociais é gratuito.
Já com o método tradicional, há gastos com a confecção de materiais de divulgação que são mais caros como a divulgação em outdoors, revistas ou jornais e comerciais de TV.
Interação e interatividade com a empresa
O marketing online pode ser intrusivo ou não, mas garante uma maior interação entre empresa e clientes por meio de comentários em redes sociais, nos posts dos blogs ou webinars. Já no offline a comunicação é unilateral, ou seja, o consumidor apenas receba a informação e não consegue se comunicar com a marca.
Mensuração dos resultados
As campanhas online são mais fáceis de serem mensuradas e isso permite ajustes em tempo real nos processos caso uma das estratégias não tenha sido eficaz no tempo estipulado. Já com as estratégias do marketing offline, há uma dificuldade de mensurar os resultados com precisão.
Alcance das campanhas
Se o objetivo é atingir públicos muito segmentados, o marketing online é ideal. Pois por meio das ferramentas online é possível segmentar as campanhas por critérios como idade, comportamento de compra ou localização.
Mas nem todo mundo tem acesso à internet, principalmente regiões mais carentes e distantes. Nesse caso, o marketing tradicional é a melhor opção. Além do mais consegue atingir melhor o público mais conservador, como os idosos que não ainda não se adaptaram à tecnologia.
Como encontrar o equilíbrio entre as duas estratégias
O primeiro passo para definir quais são as melhores ferramentas do marketing online e offline é compreender de que forma e onde os consumidores buscam por informações: nas mídias tradicionais ou na internet? Em seguida, é saber em qual delas vale a pena investir mais.
Então, é a hora de identificar as maneiras de inovar na comunicação utilizando as duas vertentes do marketing para otimizar os resultados. Confira algumas dicas de como as modalidades do online e offline podem trazer resultados
- E-mail marketing e organização de eventos
Por meio de contatos captados em eventos como cursos, palestras ou eventos é possível fazer e-mail marketing. Mas essa junção de estratégias é válida quando se trata de negociações entre empresas. No caso da relação empresa e consumidor, a captação de contatos pode ser feita por meio de newsletters ou ebooks em sites ou blogs.
Com o e-mail marketing a empresa cria um laço com os potenciais clientes, sejam eles empresas ou consumidores, por meio da distribuição de conteúdos úteis e relevantes. Conduzindo até o final do processo de compra facilitando, assim, o processo de vendas das empresas.
- Publicidade online e brindes na loja física
Outra maneira de inovar é unindo a publicidade online por meio das redes sociais o e-mail marketing para oferecer brindes que podem ser resgatados na loja física. Com isso, é possível motivar as pessoas a irem até a loja e estimular o consumo no local. Mas caso a marca tenha apenas uma loja virtual, também podem ser oferecidos brindes ou descontos utilizando a publicidade online.
- QR code e descontos na loja virtual
Para as empresas que possuem tanto a loja física quanto a loja virtual e ainda comercializam produtos próprios da marca, podem ser utilizados QR codes. Os descontos são acessados por meio de aplicativos de leitura de QR code nos smartphones redirecionando para a loja virtual.
Viu como ideias criativas podem unir as estratégias de marketing online e offline para potencializar as suas vendas? Portanto, por meio dessas duas vertentes do marketing é possível atingir e impactar os seus clientes de onde eles estiverem, tanto no meio online quanto no offline.
Gostou do nosso artigo? Que tal colocar em prática essas ações de marketing online e offline? Então, entre em contato conosco! Podemos ajudar você na escolha das estratégias mais adequadas para a sua empresa!