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Entenda o comportamento do consumidor para melhorar a comunicação

Já parou para olhar ao seu redor e pensou sobre o tempo em que estamos vivendo? Aposto que se você fez isso percebeu que muitas coisas mudaram: as transformações ocorrem rápido e, ao passo, fica difícil acompanharmos tudo que acontece.

Quando falamos sobre marketing e comportamento do consumidor, a velocidade é a mesma. Temos acompanhando nos últimos anos mudanças significativas na comunicação pela interatividade que a internet proporcionou.

E em meio a esse contexto dinâmico, a comunicação continua sendo para pessoas e entre pessoas. Por mais que sejam usadas tecnologias e plataformas diversificadas, a intenção do marketing digital é expor conteúdos para seres humanos. Continue a leitura e saiba mais!

Comportamento on-line

De todas as mudanças que temos visto tratando-se de marketing digital, podemos dizer que nenhuma delas é mais significativa que o comportamento das pessoas na era digital.

Com o surgimento da tecnologia e seu uso cada vez mais frequente e acessível, as pessoas foram adaptando seus cotidianos a uma rotina mais dinâmica e acelerada para acompanhar essa tendência mundial.

Já não possuem mais tempo para fazer algo do que não foi programado para aquele dia. E isso é um comportamento do consumidor muito importante a ser considerado em estratégias on-line.

Se levarmos em consideração que o tempo das pessoas é escasso, perceberemos que, para uma marca se aproximar hoje do consumidor, ela precisa aproveitar todos os momentos — pois, muitas vezes, a decisão da compra ocorre em micro-momentos.

Com o uso dos smartphones as decisões de compra podem ser tomadas a qualquer hora e em qualquer lugar. Principalmente pela praticidade, a maioria das pessoas realizam suas transações on-line e pelo celular. O fato delas possuírem seus smartphones sempre à mão, favorece também as decisões de compra por impulso.

Por esse motivo, vamos elencar alguns fatores que impactam no comportamento do cliente e que podem ser decisivos se levados em consideração para estratégias eficazes de marketing digital.

Fatores culturais

Como indivíduos, estamos inseridos em culturas que acabam nos repassando um conjunto de valores. Além disso, ainda estamos imersos em uma subcultura, que está relacionada a particulares de um grupo menor.

Por isso, é muito relevante conhecer o comportamento do consumidor considerando onde ele mora, qual sua classe social, quais suas referências artísticas, quais seus hábitos alimentares, além de outras características de cultura de uma sociedade e desse público como parte integrante dela.

Esse mesmo grupo, direcionado por uma mesma cultura, tende a ter valores, interesses e comportamentos semelhantes, o que os torna um público mais homogêneo.

Fatores psicológicos

Os fatores psicológicos estão relacionados a fatores como motivação e percepção. Nem sempre os estímulos são físicos. Na maioria das vezes, eles são psicológicos e inconscientes.

Quando falamos em motivação, falamos sobre a força motriz que leva os consumidores a satisfazerem suas necessidades e seus desejos com a compra de um determinado produto ou aquisição de um serviço.

Esse incentivo está relacionado à sua percepção, pois com base neles o consumidor seleciona as informações que recebe. E, depois de decodificar o conteúdo que recebeu, seguirá para a ação de compra.

Fatores sociais

Como estamos falando de comportamento do consumidor, não temos como não citar o fato das interações sociais influenciarem as pessoas.

Isso quer dizer que o grupo ao qual nós pertencemos, seja familiar ou profissional, nos transmite percepções sobre comportamento de consumo — e as interferências nos impulsionam para determinadas escolhas.

A convivência provoca nas pessoas comportamentos por aproximação e acaba gerando uma conduta de grupo. Esse costume reflete também nas decisões de compra.

Fatores pessoais

Quando falamos em fatores pessoais, temos que ter em mente que os indivíduos são diferentes uns dos outros. Cada pessoa carrega uma história, que está relacionada às suas experiências de vida.

Mas existem alguns pontos a serem pesquisados sobre um público que dará um direcionamento maior sobre comportamento desse consumidor. Podemos citar dentre eles a idade, a ocupação, a classe econômica e o estilo de vida.

Mas é preciso ter muito cuidado com as particularidades, e sempre lembrar que os seres humanos são singulares, fato que os torna únicos. E respeitar e entender essa característica pessoal é o que fará toda a diferença na hora de conquistá-lo.

Fatores de interação

Como comentamos, as pessoas tendem a seguir os comportamentos de consumo do seu grupo social. Porém, atualmente, há uma tendência de indicação de marcas e produtos por meio de depoimentos em redes sociais.

Esse é um aspecto bastante relevante a ser considerado. Em um primeiro momento, as pessoas tendem a levar em consideração a opinião de familiares e amigos, mas, em um segundo momento, buscam por depoimentos de experiências de consumo de pessoas desconhecidas nas redes sociais.

Isso está relacionado à sensação de proximidade que as redes sociais proporcionam. Mesmo estando geograficamente longe, os usuários sentem-se perto e interligados — criando até mesmo um vínculo afetivo.

O comportamento do consumidor on-line tem peculiaridades como essas que precisam ser constantemente estudadas devido à velocidade com que as transformações ocorrem e interferem no modo de vida das pessoas.

Antes de desenvolverem as estratégias e planejamento de marketing digital que utilizarão, as empresas precisam entender como o consumidor se comporta nos dias de hoje — principalmente quais fatores estão ocasionando essas mudanças na sociedade.

A internet sem dúvida foi um fator determinante na forma de comunicação entre as pessoas. Mas esse fato repercutiu em todas as áreas. No marketing, foi um divisor de águas. Após o surgimento da tecnologia outras possibilidades de conversar com o consumidor surgiram.

E, atualmente, podemos falar mesmo que se trata de uma conversa. As marcas e os consumidores estão muito mais próximos, e as redes sociais proporcionaram essa interação em tempo real.

Não só o comportamento do consumidor mudou: mudaram também os meios pelos quais ele se relaciona com a empresa. E essas mudanças foram positivas, visto que as pessoas estão tendo a oportunidade de passar para a marca as suas expectativas antes mesmo do lançamento de um produto ou serviço.

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